segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Virada com goleada




Após a virada/goleada bugrina tentei lembrar de algum fato parecido, no futebol brasileiro.
A primeira virada/goleada que lembrei-me foi pra mim bem indigesta. Meu Fluzão, tomou uma virada/goleada histórica do Santos na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1995. Ganhou a primeira de 4x1 no Maracanã. O jogo foi no início de dezembro, daquele ano. No primeiro tempo o domínio foi total do "Peixe'' que fez 1 a 0 com Giovanni, dois empates classificariam o Santos para a grande final. No segundo tempo, sob o comando do já experiente atacante Renato Gaúcho, o Fluminense arrasou goleando por 4 a1. Parecia que a vaga seria nossa...


No segundo jogo, que rolou no Pacaembu, a virada veio com goleada. Além do resultado, o meia Giovanni, fez uma atuação brilhante, jogou muito e o tricolor mesmo tentando esboçar uma reação no primeiro tempo não conseguiu superar a equipe alvinegra. Perdeu por 5 a 2. O Santos chegou a final, porém quem conquistou o título foi o Botafogo de Túlio Maravilha.


Outra virada/goleada marcante foi a disputa entre Cuiabá e Remo que decidiram a Copa Verde de 2015. O primeiro jogo foi realizado no dia 30 de abril e o Remo goleou por 4 a 1 no Mangueirão, em Belém.


A finalíssima aconteceu no dia 7 de maio na Arena Pantanal e o impossível aconteceu. O clube mato-grossense não tomou conhecimento e atropelou o "Leão Azul"com o placar de 5 a 1. Com o resultado o Cuiabá não só conquistou o título inédito da Copa Verde como também uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2016.


Meu chefe, Pierre Themotheo, torcedor fanático do Bahia, lembrou de uma virada com goleada feita pelo "Tricolor de Aço" em cima do Santa Cruz do Recife em 1981. Na época Bahia, Santa Cruz, Corinthians e Ponte Preta estavam no mesmo grupo no Campeonato Brasileiro. Os quatro se enfrentaram em turno e returno para decidir quem passava à próxima fase. No primeiro jogo em que as duas equipes nordestinas se encontraram deu Santa 4 a 0 no ''Mundão do Arruda'' em Recife.


Na última rodada, o Bahia precisava golear o tricolor pernambucano por 5 a 0 para passar de fase. Pior que buscar o resultado, foi ter que aturar as "apimentadas" provocações do atacante Dadá Maravilha. Ele havia declarado um dia antes que '' baiano só faz cinco quando acerta a quina da loto". Sob o comando de Aymoré Moreira, o Bahia entrou na Fonte Nova com "sangue nos olhos'', fechou o primeiro tempo com 3 a 0. A goleada foi completada aos 41 do segundo tempo com gol de Toninho Taino, porém antes, para dar um ''gostinho especial'',  Dadá havia perdido um gol feito. O triunfo de 5 a 0 sobre o Santa Cruz, até hoje é considerado uma das maiores glórias do clube baiano.



E você lembra de alguma virada/goleada histórica, em finais ou valendo classificação no futebol brasileiro?

Um comentário:

  1. O Bahia também virou assim na final do Campeonato Baiano em cima do Vitória da Conquista, havia perdido em Conquista por 3x0 e em Salvador foi 6x0, garantido o bicampeonato baiano para o time da capital

    ResponderExcluir